A construção civil é, de fato, a realização de um grande sonho na vida de qualquer pessoa. Apesar do trabalho e do tempo dedicado, esse é um período extremamente positivo e inesquecível. Entretanto, é comum que muitas pessoas acabam se perdendo no meio do processo difícil. Veja 10 erros comuns na construção de imóveis:

 

 

1 - Não planejar

A falta de planejamento é uma grande inimiga na hora de construir um imóvel. Muitas pessoas pensam que fazer plantas e orçamentos já é um planejamento eficiente. Errado! O planejamento da construção civil deve envolver detalhes de tempo, entrega de materiais, prazos, valores, e até mesmo possível imprevistos.

 

2 - Não fazer orçamentos

Fazer compras com afobamento e por impulso pode ser um grande perigo! É fundamental conhecer os preços do mercado, e conferir as melhores propostas de valor e entrega.

 

3 - Não fazer reserva para imprevistos

Imprevistos acontecem e podem ser uma bomba financeira para o projeto. Por isso, o ideal é guardar uma quantia de valor para conter imprevistos.

 

4 - Não se preparar para o acabamento

O acabamento da construção civil é o período que envolve mais gastos e mais tempo. Construir um imóvel não é apenas deixá-lo de pé, é fundamental fazer planejamento financeiro para os “finalmentes”. 

 

5 -  Não se lembrar dos detalhes

    Os detalhes fazem toda a diferença em uma construção civil. É fundamental ter um olhar clínico e detalhista, mesmo em obras monumentais.

 

6 - Não contar com profissionais qualificados

    O amadorismo ou a falta de qualificação na construção de imóvel pode ser fatal. Contratar profissionais experientes e qualificados é um pré-requisito para a construção civil. É fundamental ter o auxílio de empresas conceituadas.

 

7 - Não pensar na qualidade

    “O barato sai caro” é uma frase que se tornou clichê entre negociantes e comerciantes, mas que possui muita verdade, principalmente quando o assunto é construção civil. A qualidade dos materiais utilizados é extremamente importante para uma obra. Materiais sem qualidade, mas com bom preço, irão gerar problemas futuros, como a necessidade prematura de uma reforma. 

 

8 - Não estabelecer prazos

    Ao começar a construção de um imóvel, é fundamental que prazos sejam estabelecidos. Sem eles, a obra acaba se perdendo no tempo, e atrasos são tolerados: o que gera um ciclo vicioso com mais e mais atrasos. A dica é fazer uma planilha com objetivos semanais, mensais, bimestrais e semestrais (dependendo do tamanho da obra). No final da construção, a planilha pode conter prazos em intervalos mais curtos, como até diários para tarefas rápidas, como, por exemplo, fazer a fiação elétrica de um cômodo. 

 

9 - Não se envolver no processo

    Muitas pessoas acabam se distanciando do projeto, principalmente na terceirização. É fundamental participar da construção de um imóvel e acompanhar o desenvolvimento. Afinal, é a realização de um sonho e um grande objetivo. Uma tarefa difícil que precisa de boas lideranças. 

 

10 - Não sonhar!

    Pode até parecer estranho… Mas, realmente, o primeiro passo da construção civil está na mente humana: é o sonho. Ou seja, a criação de um projeto inicia na cabeça de qualquer pessoa, seja um engenheiro ou não. As obras mais bonitas, funcionais, inteligentes e monumentais começaram, um dia, com um grande sonho!

 

 

Conheça a qualidade dos projetos já entregues pela construtora Vendrame.

Clique aqui para conferir nossos projetos!

 

Buscando um apartamento novo? Conheça também nossos novos projetos, o Residencial Paris e o Edifício Coliseu, as novidades com excelência garantida!

Confira nossos lançamentos!