Muitas pessoas nutrem uma série de dúvidas e se perguntam “como é o processo de fabricação do tijolo?”. Este tipo de questionamento, que tem certa dose de curiosidade, está presente até mesmo na vida de pessoas que trabalham com esta matéria-prima, o tijolo, em obras em todo o país.

 

O começo no barro

 

Para responder à questão: “como é o processo de fabricação do tijolo?” é necessário que todos compreendam que assim como qualquer matéria-prima, o tijolo também passa por um ciclo de fabricação. O início de sua produção começa no barro. Em outros termos, a partir da argila que são produzidos os tijolos.

Extraída de jazidas, a argila é um minério extremamente fino, que chega a ser menor que 0,005mm. A decomposição dessa matéria-prima resulta em quatro elementos: mica, quartzo e barro.

Após essa extração na natureza, o processo de fabricação de tijolos, na prática, consiste na mistura de diversos tipos de argila. Essa composição é feita normalmente em depósitos específicos para este tipo de atividade. O desenvolvimento dos tijolos começa em um misturador. Neste tipo de procedimento, são controlados os níveis de umidade da argila.

Em seguida, todo o composto de argilas é reduzido uma argila pastosa, dividida em lâminas finas. O processo tem continuidade na utilização de dois cilindros de ferro fundido, que trituram por esmagamento os pedaços restantes de argila pastosa e grossa.

Consequentemente, é feita uma nova mistura da composição. O quarto procedimento se resume em adicionar água na mistura e levar para uma máquina de fabricar tijolos a vácuo.

Nesse tipo de máquina/equipamento, a mistura é colocada em grelas, produzindo pequenas porções. O elemento é reduzido com a inclusão de doses de massa cerâmica.

 

O processo de fabricação

 

O processo de fabricação do tijolo continua com a mistura obtida sendo cortada em proporções pré-definidas. Importante acrescentar, neste contexto, que as medidas variam de acordo com as demandas do mercado (empresas que compram tijolos e clientes finais), assim como segundo a vontade do fabricante.

O material pré-moldado é transportando para secaram por meio de um tapete rolante, onde ficam no mínimo 10 dias. Comumente, os fabricantes do material utilizam cadeiras e exaustores para acelerar o processo de secagem em 72 horas, no mínimo.

As etapas finais na fabricação de tijolos podem ser descritas em pequenos tópicos:

  1. Com a secagem concluída, as peças são levadas para fornos, onde são empilhadas e queimadas para que ganhem forma homogênea;
  2. Após este processo de cozimento, os tijolos ficam “descansando” em temperatura natural;
  3. O último passo consiste em inspecionar a qualidade do material, para que os tijolos sejam comercializados e entregues para as empresas e consumidores finais.

 

Para receber outras informações e estar sempre atualizado sobre as novidades que cercam o universo da construção civil e do mundo imobiliário, acesse agora mesmo o site da Vendrame Construtora

Aproveite e curta a nossa página no Facebook!