Quem está investindo na construção de uma casa, ou fazendo reforma em apartamento ou residência, tem dúvidas sobre como escolher o piso ideal para cada cômodo. Neste tipo de obra, a escolha do piso não está ligada somente ao formato, mais também com a textura e as cores das peças nos cômodos.

 

Pisos frios

Às vezes parecer ser difícil, mas é fácil escolher o piso ideal para cada cômodo do imóvel. Muitos profissionais que trabalham na construção civil e com design de interiores afirmam que alguns pisos deixam os ambientes do lar mais frios.

Outros, por outro lado, reforçam a ideia de que há pisos que deixam os cômodos mais quentes. Na realidade, ambos os lados estão corretos e, por esse motivo, é preciso escolher com atenção os pisos que serão colocados no imóvel.

Para ajudar nesta escolha, abaixo mais detalhes sobre os tipos de pisos frio e quente:

O piso frio, como o nome indica, se trata de uma peça que colabora para uma sensação de frescor. Este tipo de piso diminui a temperatura ao conduzirem o calor. Essa sensibilidade é notável no contato dos pés com o piso frio, transparecendo um frescor a mais. Vale acrescentar que depois de um tempo o piso esquenta.

Em categoriais específicas é preciso mencionar que os pisos frios são cerâmicos, cimentícios, de porcelanato, mármore, granito, lajotas, entre outras. Quem trabalha na construção civil e em áreas relacionadas com este ramo recomenda não utilizar esses tipos de pisos em imóveis localizados em regiões frias ou que recebam fluxo contínuo e forte de vento.

Em termos de estética, a tendência contemporânea de colocação de pisos frios em imóveis está relacionada com o forte apelo comercial do porcelanato. De acordo com a opinião de especialistas em design de interiores, este tipo de piso garante um toque de sofisticação aos ambientes.

 

Pisos quentes

Já os pisos quentes são de madeira, bambu ou laminados, colocados normalmente em salas e dormitórios. Esses pisos têm como característica não conduzir as ondas de calor, uma vez que as temperaturas mais quentes ficam retidas nas peças.

No entanto, isso não significa que alguém irá queimar os pés com este tipo de piso. No inverno e na primavera, quem tem um imóvel com pisos quentes sai na frente em termos de conforto.

Recomenda-se, em questão de limpeza, usar sempre o aspirador de pó e um pano em seguida para limpar os pisos quentes, pois eles podem reter poeira. No mais, em relação à cor do piso ideal para cada cômodo, vale mesclar tons mais escuros nos pisos em cômodos com paredes mais claras, e vice-versa. Isso ajuda a equilibrar o clima e a estética de cada ambiente do lar.

 

Para ampliar ainda mais o conhecimento sobre qual tipo de piso utilizar no imóvel, receber notícias sobre o mercado imobiliário e o universo da construção civil, acesse o site da Vendrame Construtora.

É possível acompanhar um feed atualizado de informações relevantes, visitando e curtindo a nossa página no Facebook.