A organização de uma mudança não é uma tarefa tão simples quanto parece, sendo necessário que a pessoa faça um planejamento prévio. A preparação para deixar a antiga residência, e ir para uma nova, precisa seguir alguns cuidados imprescindíveis, como, por exemplo:

 

Saber quem será o responsável pela mudança:

Existem duas formas de fazer a sua mudança, sozinha (quando os donos ficam responsáveis pelo processo), ou com a ajuda de uma empresa especializada. Uma dica para quem deseja economizar na mudança é convidar amigos, parentes ou funcionários para ajudar a embalar os pertences da família. Nesse caso, basta apenas contratar uma empresa para transportar as caixas.

A preparação nesses casos precisa ser feita com bastante antecedência, uma vez que a empresa só irá recolher o material, e levar para o novo endereço.

 

Faça etiquetas para cada caixa

É muito importante identificar cada uma das caixas com etiquetas, dessa forma, cada uma pode ser levada para o local certo. Por exemplo, as peças da cozinha podem ser lavadas diretamente para esse cômodo quando a mudança estiver sendo feita.

Se não tiver como imprimir etiquetas, uma caneta com escrita grossa pode ser usada. Se você contratar a empresa para embalar, ela costuma oferecer essa identificação, porém, se achar que a descrição não está legível, vale a pena cuidar desse assunto.

Estabeleça uma sequência a ser no transporte

Quando se define uma ordem de chegada das caixas na casa nova é possível saber se os itens de urgência chegarão primeiro.  E isso vale tanto para as mudanças feitas por empresas, quanto para aquelas feitas pela família.

Se puder, o ideal é se hospedar na casa de familiares ou amigos nos primeiros dias da mudança, isso permite que a organização seja otimizada, pois a casa estará “vazia” durante esse processo.

 

A cozinha é o melhor lugar para começar a organização

O ideal é começar a organizar a cozinha ao finalizar a mudança, esse ambiente é frequentado por todos, e costuma ser muito movimentado. Os objetos mais usados precisam ser higienizados antes do uso, já os outros, podem esperar um tempo.

 

Organizando o novo quarto

O passo seguinte é organizar os quartos e os itens pessoais. Nesses cômodos o ideal é priorizar os armários, comece por pendurar as roupas nos cabides, uma vez que várias peças podem amassar. O ideal é evitar o retrabalho, portanto, é recomendado já arrumar tudo da maneira correta.

 

Organizando a casa

Fazer um planejamento diário numerando a organização dos cômodos a cada dia ajuda bastante durante a mudança. Também é importante pedir e aceitar toda a ajuda possível, isso irá fazer com que o tempo gasto em cada cômodo seja menor.

Há quem se preocupe com essa organização compartilhada, mas especialistas costumam falar que é necessário se deixar mais livre nesse momento, uma vez que a prioridade é fazer com que móveis e objetos sejam colocados nos locais correspondentes, dessa maneira, a família consegue voltar a sua rotina mais rapidamente.

 

 

Conheça a qualidade dos projetos já entregues pela construtora Vendrame.

Clique aqui para conferir nossos projetos!