Os animais de estimação já fazem parte da vida de muitas famílias brasileiras, no entanto, a criação de pets exige um bom planejamento de toda família. E quando se fala em criar os pets em apartamento, esse cuidado precisa ser ainda maior, uma vez que esses condomínios possuem regras próprias, que precisam ser consultadas.

E essa é uma das principais dicas para apartamento na hora de ter um animal de estimação. O síndico é a pessoa certa a ser consultado nesse caso, é importante saber todas as restrições, e condições necessárias. Essas informações ajudam a escolher o melhor bichinho a ser adotado pela família.

Um dado importante é que animais de porte médio ou grande não costumam se adaptar à estrutura de uma apartamento. Um bom veterinário pode ser consultado na hora de adquirir um pet.

 

Lidando com os vizinhos

 

O convívio com os vizinhos também é primordial, afinal, qualquer problema com os seus animais de estimação, poderá fazer com que eles precisem ser retirados. As principais dicas para manter o bom convívio são:

 

Uso do elevador

Em prédios com elevador é comum que esse seja muito utilizado pelos moradores. Logo, tomar alguns cuidados é obrigatório para manter o espaço limpo e higienizado. De uma maneira geral, os pets só podem usar o elevador no colo. E em condomínios onde existe o elevador de serviço, esse é o mais recomendado.

 

Barulho em excesso

Os apartamentos costumam ser muito próximos, o resultado é que animais de estimação barulhentos podem incomodar bastante a vizinhança. No entanto é praticamente impossível fazer com que os pets não emitem qualquer barulho (salvo algumas exceções), portanto, faz-se necessário tomar alguns cuidados. O primeiro passo é saber qual a origem do barulho. Muitos cães e gatos fazem uso de sons para demonstrar tristeza, fome, estresse, que estão assustados, entre outros. Ao saber a causa é possível combater o problema.

 

Sujeira deixada pelos pets

Os donos são os responsáveis pela sujeira dos seus animais de estimação, portanto, essa educação precisa ser colocada em prática em ambientes públicos e também em condomínios. Sempre que deixar o apartamento com seus pets é necessário ter por perto um saquinho para recolher suas sujeiras.

 

Escolher a melhor opção entre os diversos tipos de animais de estimação também é importante:

  • Cachorros de raça pequenas: Esses pets ainda são os preferidos das pessoas, e as raças mais apropriadas para apartamento são as menores. Cães maiores, precisam de espaços maiores.
     
  • Gatos: Esses bichanos costumam exigir cuidados próprios, mas não possuem uma demanda muito grande, como os cachorros. Um dos motivos é que os gatos são mais independentes que os cães.
     
  • Chinchilas: Por serem muito pequenos, esses pets acabam se adaptando melhor aos espaços reduzidos, no entanto, esses animais de estimação são introspectivos, e não reagem bem aos barulhos muito bruscos.
     
  • Cobras e lagartos: Não é uma escolha muito frequente, mas cada vez mais esse tipo de pet tem conquistado o seu espaço. O importante é sempre buscar espaços credenciados para conseguir o seu, uma vez que existem leis que ajudam no bem-estar desses animais.

 

Gostou das nossas dicas ou tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!

 

Conheça a qualidade dos projetos já entregues pela construtora Vendrame.

Clique aqui para conferir nossos projetos!