Se tem uma dúvida que é muito comum na área de construção é: qual a real diferença entre um engenheiro e um arquiteto? Bom, em primeiro lugar, é importante saber que são duas profissões que trabalham, sempre, em conjunto. E é justamente por isso que é normal ocorrer esse questionamento. A arquitetura e a engenharia civil são áreas de atuação muito próximas e é relativamente comum que ambos os profissionais tenham noções de como funciona o trabalho do outro.

No âmbito legal, o arquiteto e o engenheiro podem atuar na edificação, assinando pela sua parte técnica, e se responsabilizando pelos projetos, execução e fiscalização das obras. Porém, a diferença principal está na formação acadêmica de cada, com focos completamente diferenciados. E isso faz toda a diferença no papel que cada um assumirá numa construção, por exemplo.

 

O arquiteto faz

Cabe ao arquiteto planejar o que será feito: é ele quem vai conversar com o cliente, ver a real necessidade dele e como entregar um projeto que atenda suas preferências. Em seguida, o arquiteto irá elaborar um projeto analisando a melhor maneira de aproveitar todos os espaços disponíveis e design dos ambientes. Para isso, o profissional irá analisar toda as condições do local como iluminação, ventilação e incidência solar. Outras atividades são definidas pelo arquiteto como o tipo de revestimento a ser utilizado nos pisos, paredes e forros. O arquiteto também tem habilidades para trabalhar na elaboração de variados projetos de urbanismo como praças públicas, parques, centros de eventos, museus, entre outros.

 

O engenheiro produz

Já o engenheiro civil tem uma formação acadêmica completamente voltada para a área de ciências exatas, o que faz com que ele seja o responsável pela parte estrutural da construção. Ou seja, cabe a este profissional, que na faculdade tem muitas disciplinas voltadas para a física e a matemática, avaliar as forças e cargas da edificação, a capacidade de suporte do solo do terreno e o seu tipo de fundação. Toda a estrutura da obra em relação a estacas, pilares, vigas e colunas também é definida pelo engenheiro.

Tudo isso para realizar o projeto do arquiteto prezando, acima de tudo, pela economia de materiais, estabilidade e segurança do que será construído. Também cabe ao engenheiro civil dimensionar todas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias bem como acompanhar o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme o especificado e dentro de todas as normas técnicas. Este profissional, por formação, também está habilitado para coordenar a construção de outras obras de um porte maior como pontes, viadutos, barragens e estradas.

Portanto, mesmo podendo assumir atribuições semelhantes legalmente, o engenheiro e o arquiteto possuem funções muito distintas no planejamento e na execução de uma obra. Logo, os dois profissionais devem ser contratados pelo cliente para assumir cada um o que está destinado a fazer. Não adianta pensar em contratar somente um profissional por conta de economia, por exemplo. Enquanto arquitetos estão aptos para assumir todo o planejamento de um projeto, o engenheiro é o responsável pelo projeto estrutural e hidrossanitário. Ou seja: o arquiteto planeja, o engenheiro executa.

 

Conheça a qualidade dos projetos já entregues pela construtora Vendrame.

Clique aqui para conferir nossos projetos!