Uma adequada iluminação é indispensável para que o apartamento onde você mora seja confortável. A luz incide diretamente na forma como o seu apartamento é percebido, isto é, ela pode ampliar ou reduzir espaços.

Além disso, a luz também pode ressaltar determinado elemento da decoração, melhora espaços escuros e pode ser uma ótima alternativa para ocultar defeitos.

Se você está à procura do melhor tipo de iluminação para o seu apartamento, deverá considerar uma série de fatores tal como o interesse em determinada qualidade de luz. A luz de teto é bem direta e ocasiona que os ambientes sejam percebidos como sérios, rígidos ou formais. Já a luz vinda de lâmpadas apoiadas no piso oferece ambientes mais confortáveis, familiares e íntimos. As luminárias de mesas de apoio e demais artefatos que proporcionem luz proporcionam mais personalidade ao ambiente e devem ser adicionadas acorde a proposta decorativa.

Para iluminar de maneira correta cada ambiente é importante considerar quais atividades são desenvolvidas em cada local e observar a decoração do imóvel como um todo.

 

Sala de estar e sala de jantar

Estes dois ambientes demandam uma boa iluminação, por isso a luz deve ser sempre agradável. Nestes espaços são realizadas inúmeras atividades, por este motivo, uma boa alternativa é combinar luzes de teto com luz baixa.

As cores também influenciam na iluminação dos espaços. Se as paredes da sala de estar possuem cores claras, o ambiente terá melhor iluminação. Quando as cores das paredes são mais escuras é possível conseguir um ambiente íntimo, no entanto, será necessário optar por uma iluminação mais intensa.

É fundamental iluminar a mesa de maneira correta. Uma luminária pendente de teto sob a mesa pode ser uma alternativa elegante ou descontraída, tudo depende do design do artigo.

 

Cozinha

Na cozinha, uma única luz desde o teto não é suficiente. Normalmente, é preciso optar por diversos pontos de luz baixa tanto próximo aos armários quanto à bancada da pia. Inclusive, é recomendável que a coifa ou extrator do fogão conte com iluminação própria para poder iluminar as panelas de forma direta. Isso facilita o trabalho na cozinha e ajuda a evitar acidentes.

 

Banheiro

A forma mais útil de iluminar o banheiro é através da luz de teto, por isso é importante contar com alternativas de iluminação potentes. Também é preciso colocar alguma lâmpada em frente ao espelho, já que esse setor é extremamente usado pelos moradores do local. Para evitar sombras no espelho, o ideal é optar por focos em ambos lados do espelho e evitar localizar a lâmpada encima do mesmo.

 

Quartos

Os dormitórios são locais de relaxamento e descanso. Por este motivo, é preciso montar uma iluminação agradável que se traduza em um ambiente calmo. É importante evitar a luz de teto, já que esta incomoda quando se está na cama. O melhor é optar por luminárias para mesinhas de cabeceira ou lâmpadas de pé.

Embora estas dicas sejam extremamente úteis na hora de optar pela iluminação de um apartamento, é importante ter em mente que o tipo de iluminação varia conforme o tamanho do apartamento e das suas preferências.

Conheça mais informações sobre estes e outros assuntos relacionados à decoração de apartamentos acessando os outros artigos do site.

 

Conheça a qualidade dos projetos já entregues pela construtora Vendrame.

Clique aqui para conferir nossos projetos!