A área da engenharia civil é uma das que mais se modifica ao longo dos anos. Essas alterações são fruto não somente da inovação tecnológica como das novas práticas e metodologias aplicadas ao setor. Essas inovações tecnológicas, cognitivas e técnicas têm diversos objetivos, sendo alguns deles a redução de custos, o desenvolvimento sustentável e a rapidez nos processos de construção. Desta forma, percebe-se que há uma constante busca por formas inteligentes de gerar competitividade entre os atores do mercado da engenharia civil.

Para manter-se à frente da concorrência, é fundamental prestar atenção nas novidades e buscar adaptá-las ao formato de trabalho da empresa. Também é primordial que as organizações saibam como apresentar essas inovações para os clientes.

 

Objetivos da inovação na construção civil

Quando se fala em inovações na área, pensa-se na diferenciação, na forma como as novidades impactam as escolhas dos clientes. Contudo, as novidades que aparecem no mercado da construção civil também têm como objetivo reduzir custos e acelerar o processo de construção de uma obra. A diminuição desses custos e despesas é indispensável para que as empresas conquistem melhores lucros. Ela também pode servir para disponibilizar preços mais atraentes e sair a frente da concorrência. Enfim, existem várias formas de usar as inovações no intuito de diminuir custos e os objetivos a serem alcançados dependem da estratégia assumida pela empresa.

Outro objetivo relevante é acelerar processos de construção. Uma obra bem encaminhada é entregue dentro do prazo. Essas inovações são indispensáveis para que as empresas possam alinhar o cronograma de atividades com o prazo estipulado de entrega da obra acabada.

 

4 inovações na área da construção civil

Conforme visto anteriormente, inovações são primordiais para o sucesso das empresas no mercado.

Impressão 3D

A utilização da impressão 3D na área da construção civil já é uma realidade nos Estados Unidos e na China. Um dos principais benefícios decorrentes do uso da tecnologia é a possibilidade de eliminar o tradicional desperdício de materiais. Além disso, a utilização da impressora 3D na construção civil reduz o tempo de construção, acelera processos e potencializa a segurança dos trabalhadores.

Algumas empresas brasileiras estão começando a prestar atenção na tendência. Inclusive, uma delas aposta na adoção de materiais sustentáveis.

Contrapiso inteligente

Conhecido como contrapiso autonivelante, ele vem sendo estudado desde 2008. Ele também possui outros nomes como auto escoante e contrapiso auto adensável. O material possui como particularidade a elevada fluidez em detrimento das argamassas tradicionais.

Tecnologia vestível

Os sensores vestíveis são usados nas companhias americanas. Esses sensores inteligentes são alocados nas roupas de trabalho dos operários com o objetivo de obter ganhos em termos de segurança. Quando os sensores são adicionados aos capacetes, eles avisam caso haja risco de impacto. No que concerne aos sensores de pulso, eles avisam sobre a temperatura corporal e diminuem a fadiga do trabalhador.

Bioconcreto

Inovação desenvolvida por uma equipe de pesquisadores holandeses, o material pode regenerar as suas rachaduras. Isso é possível graças à presença da bactéria Bacillus pseudofirmus na mistura de concreto. Estes componentes biológicos somente ficam ativos quando contatam com água e oxigênio.

Saiba mais informações sobre a área de construção civil, acessando as demais matérias do site ou nosso Facebook.

 

 

 

Conheça a qualidade dos projetos já entregues pela construtora Vendrame.

Clique aqui para conferir nossos projetos!