Uma obra industrial ou comercial significa o surgimento ou o crescimento de uma empresa. Sendo assim, é um grande marco para os negócios e um grande investimento. Mas, o planejamento de uma construção civil pode ser extremamente complexo. 
    

O gerenciamento toda a documentação específica para a construção de obras, muitas vezes, não está dentro da expertise da maioria das empresas, o que torna o processo ainda mais complicado e demorado. 

Além disso, ocupar uma equipe só para lidar com as demandas da construção pode atrasar e atrapalhar os processos internos da indústria ou do comércio. Neste sentido, uma solução é a contratação de uma construtora. 

 

Planejamento: do papel ao canteiro de obra

De fato, o planejamento é a parte mais importante da construção de uma obra. É nesta fase que a empresa irá entender todo o processo, estabelecer metas e prazos, e ter um conhecimento exato do investimento. Sendo assim, a base estrutural de uma obra é o planejamento.   

O primeiro passo, é encontrar uma construtora para gerenciar a construção de uma obra. A partir disso, a empresa deve passar todas as informações do projeto e traçar, junto com a construtora, as estratégias e planos. 

Depois disso, a empresa deve começar a pensar na parte jurídica da construção, como os documentos e licenças importantes para que a obra possa ser iniciada. A maioria das empresas encontram dificuldades neste período. Entretanto, com a contratação de uma construtora, esse processo será facilitado. 

 

Fatores importantes para o início de uma obra


A aprovação de uma obra não depende apenas dos investidores, sócios e dirigentes de uma empresa. Há alguns fatores jurídicos e até mesmo ambientais que influenciam a permissão para uma determinada obra em determinado local. Quando se trata de uma empresa, esses fatores devem ser o centro do planejamento, já que podem ocasionar problemas de ordem jurídica para a indústria ou comércio. 


Certidões, registros, IAP, matrículas de imóveis, licenças de prefeitura (Governo), e liberação feita pelos bombeiros são alguns exemplos de fatores fundamentais para dar início a uma construção civil. Todos esses documentos podem gerar confusão e, além disso, qualquer problema - mesmo que não intencional - pode ocasionar adversidades jurídicas para a empresa.


Por isso, é fundamental contar com o auxílio e a orientação de uma construtora. Essa empresa irá prestar serviços relacionados à obra, mas também se tornará um guia para o contratante, já que possui conhecimentos mais avançados sobre a legislação e os documentos necessários para uma obra. 


É fundamental, portanto, que uma empresa que planeja crescimento físico do espaço comercial ou industrial procure uma construtora. Esse contrato entre empresa será extremamente benéfico, empregando mais profissionalismo e assertividade na construção da obra. Além disso, evitará diversos problemas para a empresa.