Se você decidiu cursar engenharia, você precisa saber algumas dicas para encarar a faculdade. Você já deve saber que a engenharia é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, região ou cidade. Sem ela, as áreas de criação e produção ficariam comprometidas, e a inovação, completamente estagnada.

Para de destacar num mercado tão amplo e com uma concorrência acirrada, você deve saber que terá que escolher uma área de especialização dentro da engenharia nos primeiros dois anos da faculdade após o ciclo básico.

Nele, o aluno de engenharia irá aprender disciplinas como cálculo, geometria analítica, álgebra linear, física, entre outras. Depois deste período, você deve escolher que tipo de engenharia irá seguir: civil, elétrica, de produção, química, mecatrônica, naval, de alimentos, entre outras. São 34 áreas da engenharia para que escolha a que mais combina com seus talentos.

 

O quarto curso mais procurado

Por ser o quarto curso mais procurado do Brasil, os candidatos a se tornar engenheiros devem praticar a especialização contínua, desde o começo da faculdade. São 20 mil novos profissionais no mercado a cada ano. Sem contar a concorrência de estrangeiros que vêm para o Brasil para ocupar cargos importantes nas multinacionais e até mesmo nas empresas brasileiras.

O primeiro passo é aprender outros idiomas, além de inglês e espanhol, que são pré-requisitos para a profissão de engenheiro. Invista em idiomas como mandarim, alemão e francês se você busca se destacar no mercado do futuro. O segundo passo é estar sempre atualizado para não fazer feio diante da enorme quantidade de novos conhecimentos e técnicas: aprender a manusear softwares gráficos é condição para se dar bem em qualquer emprego na área de engenharia.

Além da faculdade de engenharia, participe de cursos, palestras e congressos da área. Desta forma, você começa a ampliar seus horizontes, melhorando seu currículo e não ficando estagnado. O currículo além da academia é muito valorizado por atuais empregadores. Investir o seu tempo em projetos e entender como funciona o mercado financeiro também são boas formas de se diferenciar.

 

Visão inovadora

Outro ponto que você deve buscar, desde sempre, é ter uma visão inovadora em relação à sua profissão. Os estudantes que possuem uma mentalidade de inovação se tornam profissionais disputados e são os preferidos pelos contratantes. São profissionais que apresentam boas ideias e estão dispostos a se arriscar e apostar em novos processos.

E, diante da crise econômica, muitos profissionais têm buscado investir no próprio negócio. Desde o começo da faculdade de engenharia, aprenda a pensar fora da caixa. Afinal, você não precisa ser um funcionário de uma multinacional para ser bem-sucedido. Busque ensinamentos de como abrir uma empresa, bem como outras dicas de gestão.

Para finalizar, segundo um relatório divulgado pela Unesco com especialistas de diversas áreas, os profissionais do futuro devem possuir as seguintes características: flexibilidade; versatilidade; ser inovador e criativo; ter interesse em aprender sempre; saber trabalhar em equipe; ser empreendedor; assumir responsabilidades; ter conhecimento em algumas línguas e culturas, por conta do mercado cada vez mais globalizado; conhecimento em disciplinas internacionais, como direito e comércio.

E então, você se encaixa nele? Pense nisso. 

 

Conheça a qualidade dos projetos já entregues pela construtora Vendrame.

Clique aqui para conferir nossos projetos!