Muitos fatores influenciam no custo total da construção de uma casa, mas há três fatores que apresentam peso maior: tamanho, complexidade e nível de acabamento. Quando começam a calcular o preço de construir uma nova casa, muitas pessoas usam o preço do metro quadrado como base para comparação. Porém, esse método merece atenção.

O valor do metro quadrado é um método que compara de forma ampla o custo de duas casas similares, casas em diferentes partes do país e casas com características similares.

Esse método não é totalmente confiável, pois não leva em consideração o quanto um design específico vai custar para ser construído. E o mais importante, não leva em consideração o quanto o acabamento vai custar.

 

Custo do acabamento

 

Quando a casa está com as paredes erguidas, o teto, laje e telhas no lugar, ou seja, a estrutura, é hora de começar a gastar dinheiro com o que as pessoas vão interagir todos os dias - o acabamento.

Parece óbvio, mas os moradores da casa caminham sobre o piso, usam as torneiras, acendem luzes com interruptores e tomam banho em chuveiros cercados por paredes de azulejo. Tudo isso é acabamento e pode custar mais que a construção da casa em si.

 

Muitas vezes o custo de 4 torneiras para os banheiros da casa poderia subir uma nova parede, o que é assustador, mas não irreal.

 

Com a internet, itens para o acabamento das casas e apartamentos podem ser procurados e comparados com grande abundância de informação.

Há fóruns de profissionais onde você pode encontrar informações sobre o que eles acham de determinado produto. Resistir às tendências da estação na hora de escolher itens para acabamento da casa é uma ótima forma de evitar custos muito altos.

 

A escolha do projeto de decoração

 

O que se deve ter em mente é que a casa vai durar várias décadas e aderir a um projeto de decoração e design que esteja em alta agora, pode causar insatisfação futura e muitos gastos desnecessários com renovação.

Muitas pessoas imaginam que, por exemplo, colocar piso na cassa toda sai mais caro do que o revestimento de alguns cômodos. Porém, o preço por m² do revestimento pode fazer com que o valor total desse supere o valor total dos pisos. E isso deve ser levado em conta na hora de escolher ambos.

Cerâmicas, tinta, lustres, torneiras, piso e fechaduras são apenas alguns dos inúmeros itens que deverão ser adquiridos na fase final de construção da casa.

Em média, o custo do acabamento pode ser 60% do custo total da construção, dependendo de fatores como preferências e requinte desejados. Uma construção simples, mas com acabamento muito sofisticado acaba tendo peso maior neste último do que na estrutura.

Uma dica para não deixar os custos com acabamento saírem do controle é confiar em um projeto de engenharia e arquitetura. Um profissional capacitado vai saber compreender e traduzir o que o cliente quer para um projeto com custos mais enxutos.

Não comprar itens por impulso e sempre consultar encanadores, eletricistas e responsáveis pela construção também ajuda a não desperdiçar dinheiro.