O termo sustentabilidade tem sido cada vez mais utilizado nas construções, isso ocorre principalmente pelo impacto que essa indústria exerce sobre os recursos naturais. De acordo com um estudo divulgado pela Worldwatch Institute, a construção de edifícios responde por 25% da extração de madeira (anualmente) e 40% do consumo de pedras no mundo.

Os impactos causados não param por aí, o consumo de energia chega a ser de 40% a nível mundial e 16% da água usada. Esses dados fez acender uma luz vermelha nos especialistas, que passaram a defender a sustentabilidade na construção de edifícios e condomínios residenciais.

A sustentabilidade na construção civil prevê o desenvolvimento de modelos que fazem com que sejam adotadas medidas que ajudam a combater problemas ligados ao meio-ambiente, sem que para isso seja necessário deixar de lado o avanço tecnológico.

Para atestar que uma construção é sustentável, ou não, cada país adota critérios de julgamento próprios, e no Brasil não é diferente. O certo é que essas construções acabam trazendo benefícios que poderão ser percebidos a curto, médio e longo prazo. Entre as medidas de sustentabilidade na construção, podemos citar:

 

Posição do novo prédio

Essa localização é importante quando se leva em consideração medidas alternativas de produção de energia como o sol e os ventos. Uma curiosidade é que existem especificações sobre o quanto de enérgica térmica os edifícios recebem em cada estação do ano.

 

Região da construção

A sustentabilidade também precisa ser pensada a nível de locomoção, ou seja, prédios sustentáveis precisam estar localizados em áreas com farta circulação de transporte público.

 

Iluminação natural

Quanto menor for o consumo de energia, menores os impactos no meio ambiente.

 

Materiais utilizados na construção

Nesse caso é importante saber a origem desse material, saber se ele é fruto da reciclagem, e que poderão ser reciclados no futuro.

 

Uso da água da chuva e da energia solar

Mais uma vez entra a questão de usar medidas alternativas para minimizar os impactos na natureza.

Reciclagem do lixo: Essas construções de residenciais precisam ser planejadas com um espaço voltado para a reciclagem do lixo.

 

Equipamentos de energias renováveis

Para usar o sol, a chuva ou o vento para a produção de energia é necessário contar com equipamentos próprios.

 

Brasil se destaca em projetos sustentáveis

Bons exemplos de construções sustentáveis no mundo são os prédios verdes encontrados em diferentes países. No Brasil, o conceito vem ganhando força. A prova disso é o fato do país está na lista dos que mais investem em edifícios sustentáveis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes (levando em consideração a certificação LEED- Leadership in Energy and Environmental Design – utilizada em mais de 130 países).

E um dos motivos desse sucesso são as empresas especializadas no assunto que tem como base o Brasil, é o caso da Vendrame, que já possui experiência no assunto. As suas medidas sustentáveis podem ser comprovadas em diferentes projetos. A empresa, inclusive, tem esse fator como um dos seus pilares mais importantes.

 

 

 

Conheça a qualidade dos projetos já entregues pela construtora Vendrame.

 

 

 

Clique aqui para conferir nossos projetos!