A escolha do tipo de cobertura no prédio, barracão industrial, estabelecimento ou casa é algo essencial na arquitetura local. Essa parte da obra não apenas auxilia na proteção à propriedade contra as variações do clima, bem como valoriza o projeto.

O telhado pode ser visto como uma espécie de moldura tanto para as casas quanto para os edifícios. Em função disto, quanto mais elegante e programado for, melhor será o resultado apresentado no fim de toda a execução. Por isso, você sabe qual cobertura escolher para seu imóvel?

 

Conheça os principais modelos de cobertura

 

1 - Telhas termoacústicas

Esse modelo é indicado para projeto que demanda um cuidado a mais com a vedação térmica. Além disso, essa variedade de telhas auxilia na redução das despesas com energia elétrica e refrigeração.

Ela é formada por telhas metálicas com isolantes e poliuretano. Sendo assim, é indicado avaliar qual a exigência da sua obra antes de escolher por esse estilo de cobertura. 

 

2 - Telha perfurada

Esse modelo de cobertura tende a impedir que ocorra a reverberação de ruídos. Ele se encaixa muito bem em qualquer iniciativa que vise um design arrojado.

 

3 - Telha multidobra

Segundo o Portal Casa Claúdia, a multidobra é recomendada para realizar o acabamento da obra. Isso acontece porque ela foi projetada para projetos que não usam as calhas.

Para obter a curvatura de telhas, são efetuadas dobras na chapa de aço.

 

4 - Telha trapezoidal

Este é um estilo de cobertura bastante pratica e de manuseio simples em função do formato da estrutura. Essas telhas possuem baixa resistência na colocação, sendo que o tamanho máximo é de 10 metros. O raio não passa dos 40000 mm.

No entanto, essa variedade se destaca pelo peso bem leve, o aspecto visual diferenciado e a adaptação a vários projetos.

 

5 - Telhas metálicas

Conforme o portal O Bonde, essas telhas são feitas para cobertura de obras industriais. Este componente pode ser achado em duas versões: ondulado e trapezoidal. O grande benefício é a longa vida útil.  

 

6 - Telha ondulada

A telha ondulada oferece um visual liso e constante. A sua espessura mínima é estipulada em função da adequação do aço em relação à parte estética. Esse produto é ideal para projetos arquitetônicos. 

 

7 - Telhas pintadas

As telhas com pinturas são destinadas para lugares que recebem muita luz natural. Por causa da pintura, essa cobertura fornece alta resistência a corrosão provocada pelos agentes externos.

As telhas ganham uma camada de tinta e ainda são expostas a um forno com temperatura elevadíssima, segundo o Portal Metálica. O procedimento assegura uma estrutura equilibrada, com brilho e alta durabilidade.

 

8 - Telha translúcida

O intuito desta cobertura é conceder luz ao recinto, diminuindo as despesas com a eletricidade. A telha é feita para espaços que carecem de muita luz, como, por exemplo, barracão industrial, galpão, lojas, clubes sociais, etc.